segunda-feira, março 10, 2008

Cirurgia de Lipoaspiração?

Herbert Vianna
" Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo-as e muito mais piração? Uma coisa é saúde outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu. Hoje, Deus é a auto-imagem. Religião é dieta. Fé, só na estética. Ritual é malhação. Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem. Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode, envelhecer não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação. Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem? A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem. Imagem, estética, medidas, beleza. Nada mais importa. Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa. Não importa o outro, o coletivo. Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas, quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal mas...Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser. Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude. Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.
' Cuide bem do seu amor, seja ele quem for ' (Herbet Vianna)"
Recebi esse texto como sendo de autoria de Herbet Vianna. Adorei, é uma posição inteligente e que faria muito bem se as pessoas pudessem ler e repensar um pouco o que essa cultura da estética faz com o ser humano em potencial.

5 comentários:

Tânia Mara disse...

Querida amiga Fátima, mas que maravilha de texto.Tudo isto que Herbert escreveu impressiona-me e angustia-me também.Que maravilha se todos nossos jovens tivesse acesso a este comentário.Beijos e abraços.Tânia Mara

Amarilis disse...

Gênice, eu ja conhecia este texto, pois o recebi por e-mail.
Infelizmente, o mundo está dando muito mais importancia á estética do que ao principal, o desenvolvimento interior.
E se esquecem que o único que se vai deste mundo...é o seu EU.
Amarilis.

Rodovalho disse...

Genice tens razão, ótima idéia divulgar coisa positivas para este mundo conturbado, por não saber o que são conceitos de valores para o EU de cada um, dão muita importância a coisa fúteis para uma vida plena e real isto é MAYA (ilusão). Recordo do que disse o grande e ilustre personagem do passado o jurista bahiano RUY BARBOSA

Fátima Pacheco disse...

Obrigada pelas palavras Amarilis e Rodovalho. Quero ressaltar que houve uma pequena confusão - Meu nome é Fátima e não Genice. Realmente acho importante divulgar mensagens que tratem mais do homem enquanto SER e não do homem enquanto TER. Recebam meus amigos, um imenso abraço de luz.

Taís Luso de Carvalho disse...

Olá, amiga, como estás?
É isso, querida, tudo é pela aparência e nada para cuidar do interior, do espírito, do bem-estar e dos valores verdadeiros. É só remendo... Um dia arrebenta, mas aí é tarde.
Teu e-mail não aparece?
Beijos e meu carinho
Taís