domingo, setembro 28, 2008

Caixa Econômica Federal - compromisso social




A semana que passou foi anormal dentro de meus padrões pessoais. Resolvi colocar em prática algumas determinações. A abertura de uma poupança foi um dos objetivos. Poupar seria a palavra chave. Sou profissional liberal, não tenho um salário fixo, então decidi que a Caixa Econômica federal seria o banco perfeito para que eu começasse a cumprir a minha decisão. Fui até o banco, esperei pacientemente ser atendida. Estava bem tranqüila porque esse banco é um dos poucos que não exige uma quantia estipulada para abertura de contas. Mas qual não foi a minha surpresa quando a funcionária me informou que naquele estabelecimento eram necessários R$ 100,00. Eu argumentei com ela que estava bem claro no site da caixa que não havia uma quantia fixa para abertura de poupança. Ela, em contra partida me informou que naquela agencia havia a necessidade de ter no mínimo R$ 100,00 para abrir uma poupança. Levantei da cadeira um tanto decepcionada, pois após muito tempo para pensar e decidido tomar uma atitude, não conseguiria levar adiante minha decisão por não ter naquele momento a quantia solicitada pelo banco.
Num primeiro instante, pensei em ir embora, mas mudei de idéia, a caixa é um banco popular e decidi falar com o gerente. Disse a ele o que constava no site da caixa e gostaria de saber por que aquela agencia estava agindo de forma diferenciada das demais. Em toda a semana, essa foi à melhor idéia que eu tive, pois o gerente de relacionamento me levou até o gerente geral, onde fui tratada com a máxima cortesia obtive todas as explicações. Uma delas era que não havia necessidade dos R$ 100,00 para abertura de conta poupança, mas sim, eles costumavam sempre entrevistar os futuros clientes pelo número cada vez mais crescente de “laranjas”, em função dos crimes virtuais que surgiam diariamente. Fui informada sobre isso e muito mais coisas do funcionamento do banco. Saí completamente satisfeita do estabelecimento.
Eu poderia ter ido embora simplesmente acatando uma determinação que considerava injusta. A maioria das pessoas faz isso. Porém a maioria das pessoas esquece que os serviços públicos foram criados para atender pessoas como eu e você. A caixa, mais do que loterias, incentivos ao esporte, financiamentos, foi idealizada para atender a imensa população brasileira. Seja na Caixa Econômica Federal, seja no SUS ou qualquer outro serviço dedicado ao povo brasileiro, temos que conversar reclamar, cobrar atitudes quando achamos necessários. Pagamos muitos impostos. Merecemos ter um serviço de qualidade. Ao conversar com a gerência, percebi que conversando nos entendemos. Eu, você, temos que ser respeitados e orientados quando necessário, e a gerência dos órgãos estatais somente poderão oferecer ao cidadão serviços de qualidade desde que eles saibam por que estamos reclamando.

Nenhum comentário: