terça-feira, fevereiro 23, 2010

LULA CRITICA PAÍSES RICOS PELO ENFRAQUECIMENTO DA ONU E PEDE DEBATE SOBRE ILHAS MALVINAS

Lula critica países ricos pelo enfraquecimento da ONU e pede debate sobre Ilhas Malvinas

"Qual é a explicação geográfica, política e econômica para a Inglaterra estar nas Malvinas?", questiona o presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que a Organização das Nações Unidas (ONU) não tem representatividade e está enfraquecida pelos interesses individuais dos países ricos. Em discurso no encerramento da Cúpula da América Latina e Caribe, no México, o presidente disse que a ONU não cumpre seu papel de negociar a paz no Oriente Médio e dialogar com o Irã.
— Por que a ONU se afasta e os países individualmente tratam desses assuntos? Porque a ONU perdeu representatividade. Porque muitos dos países que participam do conselho de segurança preferem a ONU frágil, para que eles possam desobedecer as decisões e fazer do seu comportamento a grande personalidade de governança mundial.
Segundo Lula, a falta de representatividade da ONU se reflete no embate entre Argentina e Reino Unido por causa das Ilhas Malvinas.
— Qual é a explicação geográfica, política e econômica para a Inglaterra estar nas Malvinas. Qual é a explicação para a Organização das Nações Unidas não ter ainda tomado uma decisão e dizer que não é possível que a Argentina não seja dona das Malvinas. Será que é o fato de a Inglaterra participar como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e que eles podem tudo e os outros não podem nada — questionou.
Lula ainda criticou duramente os países ricos pelo fracasso no debate climático de Copenhague e disse que "nem no tempo de sindicalista viu uma reunião tão desorganizada". Segundo Lula, houve "pobreza de espírito" de países importantes que quiseram responsabilizar apenas a China pela questão climática.
— Não é possível que os países ricos se proponham a dar uma quantia em dinheiro muito pequena e ajam como se estivessem prestando um favor. Nos últimos 200 anos foram eles que poluíram o planeta, então não é favor. É pagamento de dívida, é uma reparação que eles estão fazendo — afirmou Lula.
O presidente ainda falou do bloqueio econômico a Cuba e da necessidade de dialogar permanentemente com os Estados Unidos para que essa decisão seja suspensa, e sobre o golpe de Estado em Honduras.
— A gente não pode aceitar de nenhuma maneira que essa experiência de juntas militares em Honduras prevaleça nos outros países da América Latina, senão daqui a pouco eles podem achar que qualquer um de nós é demais — afirmou.
Sobre o Haiti, Lula disse que é preciso pensar a reconstrução do país a longo prazo e fortalecer o governo e as instituições democráticas.
— Senão daqui a pouco tá todo mundo governando o Haiti, menos o presidente eleito democraticamente — completou Lula.

AGÊNCIA BRASIL






Nenhum comentário: