quinta-feira, julho 01, 2010

Ficha Limpa, Ficha Suja.

O projeto de iniciativa popular,a lei da Ficha Limpa, sofre sua primeira derrota. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, acaba de suspender a aplicação da lei da Ficha Limpa para o senador Heráclito Fortes (DEM-PI).
Candidato à reeleição, o senador foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Piauí por conduta lesiva ao patrimônio público. Pela lei, não poderia concorrer porque foi condenado por um colegiado. Heráclito recorreu ao Supremo Tribunal Federal e ainda aguarda o julgamento do recurso. A ação começou a ser julgada em novembro do ano passado pela 2ª Turma, mas foi interrompida por pedido de vista do ministro Cezar Peluso.
Gilmar Mendes justificou a suspensão da Ficha Limpa com o argumento de que o recurso não poderá ser julgado antes do prazo de registro das candidaturas. A próxima sessão da 2ª Turma será em agosto.Esse foi apenas o primeiro caso. Tenho certeza que muitos mais ocorrerão. É muito difícil confiar na ética e nos princípios políticos de pessoas que resolveram transformar seus projetos políticos em vantagens pessoais.

Nenhum comentário: