domingo, agosto 01, 2010

Editorial da Folha de São Paulo sobre o caso Bruno.

Tenho acompanhado pela mídia a desastrosa investigação sobre o caso Bruno. Vejo o clamor popular conduzido pelas luzes da imprensa, o ego da policia e a "revolta do povo". Isso tudo sem falar na cara de "dor" de seu pai, que diga-se de passagem esta sendo condenado por estupro. Um pai que nem sabia da filha, uma mãe que a abandonou. Mas tudo bem, familia é familia. Até agora pouco consegui compreender do que o delegado Edson Moreira falou e explicou. Houve momentos da investigação que ele afirmou com tanta veêmencia que Elisa estava morta que pensei que esse homem é capaz de ver o passado - Delegado Espírita, quem sabe. Hoje, a folha de São Paulo publicou um editorial que retrata exatamente o que aconteceu. O ego da policia, mais propiamente dos delegados que conduziram o caso, como o senhor Edson Moreira (também sendo investigado por crimes), podem levar a absolvição do Bruno.

Merece reflexão o editorial de hoje do Jornal Folha de São Paulo que publico a seguir, em face do crime imputado ao goleiro Bruno.

“Entregue à Justiça nesta semana, o inquérito para apurar os responsáveis pelo desaparecimento e possível homicídio de Eliza Samudio teve condução desastrosa.
Na busca pelos holofotes da imprensa, e pressionadas pelo clamor popular que cerca o caso, as autoridades policiais cometeram sucessivos e indesculpáveis erros.
É certo que a polícia tem de realizar a atividade persecutória, mas o Estado democrático de Direito impõe limites à sua atuação.
O direito de acesso aos autos do inquérito, por exemplo, foi por muito tempo vetado ao advogado de defesa do goleiro Bruno, o principal suspeito, em flagrante descumprimento à jurisprudência do país e às orientações do Supremo Tribunal Federal sobre o tema.
Desse modo, foi correta a estratégia da defesa de evitar que o goleiro e outros suspeitos falassem durante os interrogatórios.
O caso demonstra erros comuns ao trabalho policial: em vez de investigar, opta-se por condenar sumariamente e em público aqueles que são alvo do inquérito, mesmo que tais declarações encontrem base frágil em provas concretas.
Além disso, o excesso de protagonismo das autoridades responsáveis pela investigação termina por ser prejudicial à própria sociedade, pois os erros cometidos podem gerar a nulidade de todo o processo. Embora aparentemente saciem o desejo popular de condenação dos envolvidos no crime, as autoridades acabam favorecendo a impunidade -especialmente em um caso que precisa ser decidido de forma bastante técnica, já que até agora não foi encontrado o corpo da desaparecida.
Mesmo que caiba à Justiça definir se os investigados são realmente culpados, provas materiais bem produzidas e testemunhos sólidos, com contradições dirimidas, serão essenciais para um julgamento adequado.
Teriam mais sucesso as autoridades policiais caso se concentrassem em prestar este auxílio indispensável ao Judiciário em vez de tentar substituí-lo em deploráveis espetáculos midiáticos”.

http://joseluizalmeida.com/2010/08/01/editorial-da-folha-de-sao-paulo/



Nenhum comentário: