terça-feira, agosto 31, 2010

Jornal do Brasil circula em papel pela última vez

A era digital chegou para fazer avanços nas comunicações e para fazer alguns estragos nas redações de jornais impressos. Leio com tristeza que o Jornal do Brasil circula pela última vez de forma impressa. Passará a ter somente formato digital a partir desta quarta-feira. Mais um grupo de jornalistas desempregados. Leiam abaixo a matéria postada hoje no Jornal Correio do Povo.




JB terá apenas a versão na internet a partir desta quarta

Circula nesta terça pela última vez a edição impressa do Jornal do Brasil, fundado há 119 anos, no Rio de Janeiro. De agora em diante, o JB terá apenas a versão na internet, um recurso para superar os problemas financeiros da empresa. O passivo acumulado chega a R$ 800 milhões, em dívidas trabalhistas e fiscais.

A crise financeira se agravou na década de 90 até que, em 2001, a família Nascimento Brito arrendou a marca JB para a Docasnet, empresa de Nelson Tanure. No ano passado, outra marca de jornal arrendada pelo empresário, a Gazeta Mercantil, também deixou de circular.

Na sua página na internet, o JB - que chegou a tirar 230 mil exemplares aos domingos no fim dos anos 60 - lista 50 pontos sobre a nova fase do jornal. Num deles, se vangloria de ser o primeiro jornal 100% digital, garante que 150 pessoas estarão envolvidas no processo digital e que "o Jornal do Brasil está caminhando para uma nova e melhor fase".

Mas, na Redação, o clima era de luto. Dos 50 jornalistas que trabalham na casa, só 10 devem ficar na versão digital. Procurado pela reportagem, o empresário Nélson Tanure não quis falar.

Pedro Grossi, que presidia o jornal, foi contra a decisão de acabar com o jornal em papel. "Não posso avaliar nem fazer juízo sobre a opinião do dono. Ele acha que o tecnológico será mais lucrativo", lamentou. Segundo Grossi, o jornal estava com tiragem de 30 mil exemplares (desde 2008, o JB não era auditado pelo Instituto Verificador de Circulação, IVC).

quarta-feira, agosto 25, 2010

Família de menina violentada em SC entra com recurso contra pena alternativa

Advogado quer anulação do julgamento

A família da menina de 13 anos, vítima de estupro em Santa Catarina, ingressou com recursos perante o Judiciário, contestando a sentença da juíza Maria de Lourdes Simas Porto Vieira, da Vara da Infância e da Juventude de Florianópolis. Na sentença, proferida no dia 12 deste mês, após ter ouvido apenas os autores do estupro e seus defensores, a juíza, junto com o Ministério Público, decidiu aplicar a pena alternativa de trabalhos comunitários aos dois adolescentes.

Para o representante da família da vítima, o advogado criminalista Francisco Ferreira, houve “preterição de formalidade essencial” no processo, julgado apenas um dia após a denúncia do Ministério Público sobre os menores infratores. “As partes não foram ouvidas. A vítima não teve a chance de contar sua versão. Entendemos que prevaleceu a versão dos infratores”, argumenta.


O criminalista acredita que o descumprimento do rito seria motivo, inclusive, para anular o julgamento. Por isso, a última medida, tomada nesta segunda-feira, foi o pedido de um mandado de segurança para anulação da sentença e reabertura do processo pelo Judiciário.


Antes disso, a família já havia protocolado uma apelação e um agravo, recursos que não obtiveram êxito. Ferreira aguarda que o pedido seja apreciado nos próximos dias.
O fato, que chocou a comunidade catarinense, ocorreu em maio e envolveu dois adolescentes de 14 anos, um filho de um delegado da Polícia Civil e outro filho do diretor de um grupo de comunicação.

Fonte:
Correio do Povo

terça-feira, agosto 24, 2010

Delegado do caso Bruno mente à Folha de S. Paulo e desrespeita a Justiça

Lamentável a declaração do delegado do caso Bruno Édson Moreira à Folha de S. Paulo  do dia 15 de agosto. Em resposta à denúncia que lhe fiz de ter fraudado provas e manipulado o inquérito para transformar-me de vítima a réu no assalto que resultou na morte de minha mulher, em 2000, Moreira criticou a Justiça e voltou a mentir.
Ao invés de acatar a decisão unânime e soberana da Justiça, que legitimou a minha versão do assalto como única e verdadeira, Moreira insurgiu-se contra o Tribunal do Júri, a mais antiga e democrática instituição jurídica do mundo.
Moreira afirmou à repórter Cristina Moreno de Castro que “jurado é leigo, age pelo coração e a emoção e não gosta de provas científicas”. Não satisfeito, o delegado afirmou que a defesa “postergou o processo que caiu no esquecimento”. E mais, que a versão do assalto foi investigada e descartada.
Se a decisão dos jurados contrariou as provas dos autos, como diz Moreira, porque a acusação não conseguiu a nulidade do julgamento? Pelo que disse o delegado, os desembargadores da1a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de MG, Sérgio Braga, relator do acórdão  confirmando a versão do assalto, e seus pares Eduardo Brum e Edelberto Santiago, que acompanharam a sua decisão, também são “leigos”.
A lamentável acusação do delegado atinge, também, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nilson Naves, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que foram igualmente favoráveis à minha inocência, no cumprimento da soberania dos veredictos preconizada na Constituição Federal (Art. 5º, inc. XXXVIII, “c”).
A mídia foi coadjuvante da acusação
Não foi, também, o advogado Marcelo Leonardo que postergou o processo. Foi a acusação com a infinidade de recursos. E perdeu todas. Meu caso não caiu no esquecimento, porque eu não deixei. A mídia, coadjuvante da acusação por omissão e incompetência, é que desdenhou a minha versão do assalto ao legitimar a acusação policial como única e verdadeira. E perdeu também. Por conta disso, em momento algum deixei ou deixarei que esse meu drama caia no esquecimento. Vai para a história como um dos maiores crimes praticados contra a liberdade de imprensa desse País e também como um dos maiores erros da imprensa.
Os impropérios do delegado na reportagem da Folha não ficam por ai. Ele disse que tinha “provas científicas” de que eu era o culpado.  Ora, quais são essas provas? No inquérito Nº 654/2000, enviado por ele à Justiça, foram elaborados três laudos sobre a arma colocada no local do assalto para incriminar-me (digital, balística e teste para saber se ela soltava pólvora). E todos esses laudos foram favoráveis à defesa. Outro laudo, para saber se havia pólvora em meu braço (residuográfico), também foi negativo.
Também os demais levantamentos técnicos feitos no corpo da vítima e no local do assalto foram favoráveis à defesa. Por tudo isso, gostaria muito que o delegado explicasse porque foram feitos dois depósitos da arma: um sobre a pedra e outro sobre um pano preto grande, sugerindo que utilizei uma luva. Cadê a foto do primeiro depósito da arma, conforme auto de apreensão feito pela sua equipe, e que não consta no Laudo de Levantamento do Local 010 00 232? Quem fez a segunda montagem fotográfica da arma sobre um pano preto que substitui a primeira foto neste laudo? Cadê a misteriosa luva? Sumiu no Fórum ou ela nunca existiu?
Sugiro ao delegado e aos que ainda duvidam do que estou falando que leiam o processo ou então o meu livro A Justiça dos Lobos –porque a imprensa tomou meu lugar no banco dos réus (disponível para compra no site WWW.aimprensalivre.com) , para que possam inteirar-se desses fatos vergonhosos. Afinal, a polícia, como instrumento provisório do Poder Judiciário, pode ser genérica na sua fala ao público,mas nós, jornalistas, não gozamos dessa prerrogativa. Temos que ser específicos, objetivos e isentos. Por isso escrevi o livro que nada mais é do que o processo comentado e ilustrado dessa fraude.

http://66.7.218.130/~aimprens/index.php?option=com_content&view=article&id=41

segunda-feira, agosto 23, 2010

Google planeja acabar com a internet aberta

Paul Joseph Watson
Prison Planet.com
Quinta-feira, 19 de agosto
de 2010


O acordo para o fim da neutralidade da internet do Google
com a Verizon é apenas o início dos planos do Google para
exterminar a Internet aberta e livre como parte de sua
agenda pública de aquisição para controlar completamente a
world wide web e terminar de uma vez por todas os sites de
mídia independente, rádios e programas de TV.

O acordo do Google com a Verizon para acelerar certos
conteúdos da Internet aos usuários abre a porta para a
esterilização completa da rede mundial de computadores como
uma força de mudança política. Segundo o plano do Google, a
internet se assemelharia a TV a cabo, vozes independentes
seriam silenciadas e toda a Internet seria comprada por
gigantes de mídia multi-nacionais.

As pessoas que quiserem manter um simples blog enfrentarão
preços proibitivos, TV on-line e programas de rádio deixarão
de existir enquanto a internet é engolida pela mídia
corporativa.

A verdadeira neutralidade da internet significa que sites de
mídia independente que atraem sua audiência divulgando a
verdade podem competir competir de igual para igual com os
gigantes corporativos, como a ABC, CBS e CNN. O pacto da
Google com a Verizon irá acabar com esta igualdade e por sua
vez, eliminar tudo o que está fora do mainstream.

"A Internet não-neutra
significa que empresas como a AT&T, Comcast, Verizon e
Google podem transformar a internet em TV a cabo e escolher
os vencedores e perdedores do mundo online
",

escreve Josh Silver
.
"Um problema apenas para
os nerds da Internet? Muito pelo contrário. Todos os
vídeos, rádio, telefone e outros serviços em breve serão
entregues através de uma conexão Internet. Acabar com a
neutralidade da internet acabaria com o potencial
revolucionário de qualquer site pode funcionar como uma
televisão ou uma rádio na rede. Isso significaria o fim da
nossa oportunidade de arrancar o acesso e a distribuição de
conteúdo de mídia de um punhado de corporações de mídia de
massa que atualmente controlam a televisão e o rádio.

"

O acordo também vai dividir a Internet em um sistema de duas
camadas, um forma de pedágio digital, onde a velocidade e
serviços satisfatórios podem apenas ser obtidos por aqueles
dispostos a pagar taxas substanciais.

O pacto também dá ao Google e provedores de internet uma
enorme margem para bloquear determinados sites em redes para
celulares, ou seja, vários sites independentes, como este
blog, seriam desligados para milhões de pessoas.

Uma vez que os críticos do Google forem
silenciados para sempre a empresa poderá então levar
a cabo a implementação de seus programa apoiado pela CIA de
de conscientização total da informação, que irá vasculhar
contas de Twitter, blogs e sites de todos os tipos de
informações deixadas por usuários individuais, com o
objetivo de utilizar esses dados para "prever o futuro" e
dirigir e controlar completamente a vida e o comportamento
das pessoas.

Eric Schmidt, o CEO do Google,

anunciou

que o Google, em conjunto com a CIA, está programado para se
tornar um verdadeiro Big Brother e que a entidade
"vai saber tanto sobre
seus usuários que o site de busca será capaz de ajudá-los a
planejar suas vidas"
através do constante
monitoramento de sua localização através dos celulares e
dizendo-lhes para onde ir e o que fazer.

A muito tempo


tem-se
reportado

as íntimas e longas conexões do Google com as redes de
espionagem do governo americano.

Também não há dúvida de que o Google é uma das empresas na
vanguarda do esforço do governo para usar a segurança
cibernética como um pretexto para acabar com a Internet
livre, tendo anteriormente trabalhado com a NSA e da CIA.

O recente escândalo com o Google no qual os veículos que
tiram fotos para o google street acessavam os detalhes das
redes wi-fi mapeando as atividades online levantou sérias
questões sobre ligações do google com serviços de
inteligência e sobre o abuso de leis de privacidade.

fonte da tradução repassada no fórum

http://anjodeluz.net/internet/google.htm

sexta-feira, agosto 20, 2010

Caso Bruno no Programa Chá da Tarde

Hoje estava pesquisando os principais assuntos do dia e entrei no Blog do advogado Quaresma Firpe, advogado do goleiro Bruno. 
Em primeiro lugar fiquei muito surpresa porque ali, no blog o advogado colocou a defesa do goleiro Bruno e dos demais envolvido. Como sou jornalista, resolvi ler os comentários e me defrontei com um pequeno roteiro de um programa de televisão que vai ao ar todas as tardes. Eu imagino que programa é este porém, deixo a resposta com a identificação dos leitores. Um roteiro muito bem escrito, não sei o nome do autor porque consta no blog apenas Anônimo. Abaixo deixo o texto.




Anônimo disse...
Programa “Chá da Tarde” (1) Apresentadora – Hoje o nosso programa está repleto de novidades sobre esse caso Bruno, que tanto tem atraído a atenção dos nossos telespectadores, pelos seus detalhes inusitadamente bárbaros, com essa jovem que supostamente encontrou a morte numa estrada na região metropolitana de Belo Horizonte, em Contagem, ou esquartejada num sítio em Vespasiano, ou nas imediações de um sítio em Esmeraldas, ou mesmo a coronhadas no interior de um veículo, nacional ou importado (BMW ou Land Rover), ou ainda, enfim, em alguma grota no caminho de Rio para Minas, parando ou não num motel em Contagem, para onde fora levada ENGANADA por falsas promessas do goleiro e de seus comparsas. Contamos hoje com a presença do nosso especialista em criminologia, o Dr. Barão de Munchausen, que sempre tem estado conosco, e com a assistência da advogada, ex-promotora, Dra. Maga Patológica, com suas observações sempre pertinentes e não menos contundentes. Sei que está nos assistindo, podendo entrar na linha para falar conosco, a qualquer momento, o operoso delegado Sidnei Romeiro, carinhosamente apodado “homem de Neanderthal”, ou simplesmente, em bom português, Neandertal. Iniciamos então a nossa conversa perguntando ao ilustrado Barão, que daqui para frente, para simplificar, chamaremos simplesmente de Barão, o seguinte: de posse de cópia desse volumoso e detalhadíssimo inquérito, Dr. Munchausen, que o senhor obteve em primeiríssima mão de um certo Dr. Carteiro, advogado da mãe de Eliza, para dele extrair novas informações para nossos telespectadores, que importantes revelações, que bombas o senhor tem para nos apresentar (não há necessidade de explosões reais, Doutor, que de violência estamos todos cheios!), as quais CERTAMENTE complicam mais ainda a situação do atleta? Munchausen – Com certeza, Silvia, eu tenho dito por aí, acabei até de falar com pessoas que me reconheceram quando subia no elevador, que este caso desafia a capacidade de indignação e de estarrecimento da sociedade brasileira. Como podem ser, esses seres, Silvia, assim tão soturnos, satânicos e macabros?... Folheio ao acaso a parte do processo que contêm os laudos e as fotografias, um trabalho realmente muito positivo, esteado em procedimentos científicos, da Polícia Civil de Minas Gerais, que não deixa dúvidas, que contém indícios, provas, ilações, deduções e evidências irrefutáveis, suficientes para indiciar, pronunciar, acusar e calu..., digo, condenar todos os nove réus, sem dúvida alguma... Maga – Aliás, Silvia, Barão e telespectadores que nos assistem, dando o meu boa-tarde a todos, cabe trazer à colação que já houve um veredictum de crime de assassinato neste caso, proferido pelo juizado especial de menores, que condenou o menor que seria primo desse cidadão que atende por Bruno a internação por tempo INDETERMINADO, pelos crimes de seqüestro, cárcere privado e assassinato. Só se livrou, o indigitado jovem, que já ensaia os primeiros passos pela criminalidade, da acusação de ocultação de cadáver, por ter o douto magistrado entendido que não se pode enquadrá-lo nesse delito, por não haver provas materiais de sua participação nessa fase final do procedimento criminoso, por estarem tais provas ardilosamente ocultas com o cadáver, se bem que as incansáveis buscas pelo corpus delicti ainda continuem e a qualquer momento... Apresentadora – Oh... bem lembrado, doutora! E o goleiro Bruno cada vez se complica mais!... Mas vejo que o nosso Barão encontra-se excitado para retornar ao seu raciocínio...
Anônimo disse...
Programa Chá da Tarde (2) Munchausen – Sim, Silvia, pegando um gancho na parte final do pronunciamento da colega Patológica, gancho este que prometo não usar para enforcar ninguém, eu tenho aqui uma seqüência de fotos magníficas, tiradas na casa do sanguinário ex-policial Marcos Aparecido, cognominado Bola (apelido este que seria uma homenagem ao seu ídolo, o futebolista Bruno, agora companheiro seu no banco dos réus); são fotos tiradas na casa de Bola APÓS os fatos miríficos e terríveis de que todos temos conhecimento, que culminaram na morte brutal de Eliza Samúdio, interrompendo em seus primórdios uma carreira cinematográfica assim tão promissora... Veja você, Silvia, e também você Maga, e os nossos telespectadores que nos assistem: em nenhuma dessas fotos há sequer vestígio do corpo dessa jovem, uma mão, um braço, uma perna, um fio de cabelo, com ou sem o bulbo... O que COMPROVA e RATIFICA o primeiro depoimento do menor, de que a vítima teria sido DEVORADA pelos adestradíssimos cães do Sr. Bola. Tão bem comida, como nunca fora antes, que não sobraram vestígios! Por isso eles pensavam ter cometido o crime perfeito. Ledo engano... E olha só esses relatórios da equipe do Departamento de Geologia da UFMG, que esteve lá com sensores e tudo o mais: nenhum vestígio nem de ossos nas estruturas, nas vigas, nas lajes, nas fundações, nas sapatas, no quintal... Até os ossos se foram. Não admira que os cachorros tenham morrido! Não espanta que o Sr. Bola estava preocupado com a saúde desses animais!... Maga – O que EVIDENCIA MAIS UMA VEZ que este foi um crime premeditado há longo tempo. O sórdido pagamento de R$ 3.000,00 (sinceramente, telespectadores, eu teria pedido muito mais!) teria sido feito pelo Bruno ao Bola nos idos de fevereiro, quando nasceu o bebê. Bola exigiu pagamento adiantado, já antevendo que Bruno teria dificuldades financeiras por um certo tempo após o crime. Tudo muito bem e friamente planejado, sem dúvida. Mas, quem diria, uma criança, o Bruninho, herdeiro dessa tragédia friamente passional, arruinou os planos de impunidade dos meliantes, ao desatar no choro quando os braços assassinos de Bola e Macarrão já enlaçavam o seu pescocinho... Apresentadora – Oh, meu Deus, eu acho isso tudo tão patético...tão INACREDITÁVEL!... Munchausen – Mas é tudo verdade, Silvia. INFELIZMENTE. E vejam também, Silvia, Maga e você, telespectador que nos assiste em casa, esses mapas da região por onde transitaram os envolvidos no crime, de acordo com os rastreamentos das antenas dos celulares e com os dados registrados nos aparelhos GPS dos veículos apreendidos. Como a tecnologia pode ajudar a desvendar esses crimes! Por exemplo, considerando que a defesa certamente VAI ALEGAR, como se informa, que o Bruno não esteve no sítio entre os dias 7 e 10 de junho de 2010, e que ele não teria visto Eliza nesse período, então esses laudos demonstram, cientificamente, que ele MENTIU e MENTIRÁ sempre sobre todos os episódios deste caso, sendo portanto o mandante, se não também coexecutor, desse crime horrendo. Apresentadora – Fantástico, um raciocínio assim tão brilhante só poderia ocorrer a um homem tão extraordinário como o Senhor, Dr. Barão de Munchausen: como nossas conjeturas sobre o futuro podem lançar uma luz sobre os fatos do passado! O Senhor supera a Eliza, coitadinha, que previu o seu destino trágico várias vezes, quando dizia “se acontecer alguma coisa comigo, já sabem quem foi”, não é mesmo? Isto sem perder o bom-humor, que ela era uma menina forte, corajosa; pois num dos e-mails que mandou para suas amigas, ela chega a achar graça da situação, se bem me lembro, quando diz assim: “estou indo para Minas Gerais, a convite do Bruno; se acontecer alguma coisa comigo, já sabe quem foi, não é? eh, eh, eh...” Pobrezinha, parece que a estou ouvindo rir...não sabia o que a esperava, a coitada.
Anônimo disse...
Programa Chá da Tarde (3) Maga – Aliás, Silvia, este parece ser um dom da família, o da profecia. Vocês bem se recordam, telespectadores, Barão e Silvia, que o ilibado Sr. Luis Carlos Samúdio, sobre quem pesa uma injusta condenação por estupro, felizmente ainda não transitada em julgado, dois ou três dias antes da primeira confissão do menor, disse, profeticamente, no programa da Ana Maria Braga: “as investigações estão se afunilando, e pela quantidade de pessoas envolvidas no caso podemos aguardar que, dentro em breve, teremos revelações contundentes sobre esse caso”. E vocês vejam só, logo em seguida o Júnior, primo do facínora Bruno, tem aqueles pesadelos com Eliza morta, vai ao tio, este vai à Rádio Tupi... Apresentadora – Oh, Maga, é mesmo, não tinha ainda pensado nisso... E o pobre, todo desconsolado, como que já sabendo do trágico desenlace, dizendo “ela já não está mais entre a gente”! Como deve ser difícil para um pai dizer uma coisa dessas, mesmo sem notícias do corpo da filhinha...Com certeza, ele é um Samúdio! Mas parece-me que agora o nosso ilustre delegado Neandertal, sem o qual certamente este caso não teria chegado onde chegou, está na linha, e com certeza, mercê de sua imaginação inesgotável, irá trazer-nos outros elementos de interesse. Doutor, muitos telespectadores têm-nos perguntado como fica a situação desse processo em face do outro processo lá do Rio, onde foi aceita a denúncia contra Bruno e Macarrão por seqüestro, cárcere privado, lesão corporal, tentativa de aborto forçado etc., tudo conforme reiteradas denúncias e queixas da infeliz atriz. São tantos crimes que a gente inté perde a conta, não é mesmo Doutor?... Neandertal – Sim, sim, Silvia, são todos uns monstros carnívoros psicopatas! E essa denúncia que foi aceita no Rio é certamente mais uma PROVA de que o crime de Minas ocorreu, não é mesmo Silvia?... Apresentadora – Er, Doutor, na verdade foi bem o inverso que sucedeu, não é mesmo?...O processo do Rio estava meio que parado, e subitamente tomou alento com as robustas provas colhidas em Minas sobre o comportamento criminoso da dupla, digo trinca (ou seria novena?)... Minas liderou processualmente este carnaval, digo, cortejo macabro, não é mesmo Doutor?... Neandertal – Nem tanto, Silvia, sabe, como diz o velho ditado, a ordem dos tratores não altera o viaduto. Mas os processos judiciais realmente se comunicam e interagem, pelo princípio físico dos vasos comunicantes, você me entende? Tem até uma história engraçada que se conta aqui em Minas, de um professor que tentava explicar a um aluno o que seria o telégrafo-sem-fio, uma história que se aplica bem ao nosso caso. Posso contar aos seus telespectadores? Apresentadora – Claro, Dr. Neandertal, estamos todos ansiosos para ouvi-lo! Neandertal – Pois é, Silvia, o professor diz o seguinte: -“Imagine um cachorro bassê, tão comprido, que a cabeça está no Rio e a ponta do rabo em Minas. Se se belisca a ponta do rabo, em Minas, a cabeça, no Rio, pega a latir...”. Aí o aluno, esperto, interrompe: -“E é isso o telégrafo-sem-fio?” Então o mestre arremata, triunfante: -“Não. Isso é o telégrafo com fio. O sem-fio é a mesma coisa...mas sem o corpo do cachorro.” Então é isso, Silvia, esse processo de Minas é como esse cachorro bassê...sem o corpo. Mas quem precisa de corpo, se a imaginação tem asas, não é mesmo Silvia? Vocês da mídia mais do que ninguém sabem disso, não é? Eh, eh, eh...
Anônimo disse...
Programa Chá da Tarde (4) Apresentadora – GEN-I-AL, Doutor, eu sempre fico SUB-JU-GA-DA por seus ditos espirituosos... Se bem que um nosso telespectador, internauta, nos advirta, neste momento, que já leu algo parecido na obra de Guimarães Rosa. Para finalizar, como o Senhor resumiria o brilhante trabalho investigatório desenvolvido pela polícia mineira, até o momento, nesse terrível, espantoso caso?... Neandertal – Silvia, acho que conseguimos reescrever uma velha fórmula. Provamos que se viemos do nada, é claro que vamos para o tudo. Quanto ao Rosa, não sei se posso revelar que muitos dos absurdos ou paradoxos que ele coletou para o prefácio de um de seus livros foram inspirados nos nossos trabalhos de investigação. Eh, eh, eh... Maga – Eh, eh, eh... Munchausen – Eh, eh, eh... Apresentadora – Ah, Doutor, o Senhor é simplesmente TERRÍVEL. E assim encerramos mais um programa Chá da Tarde, agradecendo ...eh,eh, eh...desculpem o riso, telespectadores, mas o Dr. Neandertal é DEMAIS... agradecendo a presença de nossos convidados, lembrando que aqui você, telespectador, tem todas as informações em primeira mão. O nosso convidado de sempre, o nosso ilustrado Barão de Munchausen, brindou-nos hoje com documentos a que nem a defesa dos acusados, com todos os recursos supostamente a ela inerentes, teve acesso! Vamos sair agora para tomar o nosso chazinho num shopping aqui próximo, e eu espero me deleitar com mais algumas pérolas do seu anedotário da caça e pesca, não é mesmo, Muncha?... Obrigada, Maga, depois vou querer aquela sua receita da milagrosa poção da verdade, aquela que faz até o Mudinho abrir o bico para responder ao processo em liberdade... Boa tarde a todos e até amanhã!

quarta-feira, agosto 18, 2010

O Brasil substitui o Estado espanhol como oitava maior economia do mundo.

A economia brasileira ultrapassou tanto a espanhola como a canadiana, que se situavam à sua frente antes da crise, ficando em oitavo lugar entre as maiores do mundo capitalista.
Nestes momentos, o Estado espanhol ocupa a nona posição, segundo reconhece o jornal económico espanhol Expansión.
Na comparativa entre o crescimento experimentado pelas dez maiores economias nos períodos entre segundo trimestre de 2006 ao primeiro de 2007 e do segundo trimestre de 2009 ao primeiro de 2010, a economia espanhola perdeu a oitava posição para o Brasil, passando a ocupar o nono lugar. Quanto à canadiana, ela fica em décimo lugar, apesar de fazer oficialmente parte do G7.
A classificação tem como base a comparação do Produto Interno Bruto entre os diferentes estados.
Segundo a tabela que comentamos, a China consegue situar-se em segundo lugar no Top Ten das 10 maiores economias, ultrapassando o seu rival histórico, o Japão, que vai para o terceiro lugar.
Apenas duas das maiores economias mundiais registam um PIB inferior em 2010 em relação ao do primeiro trimestre de 2007, sendo a maior queda a da economia do Reino Unido, seguindo-se então a italiana.
Em primeiro lugar continuam os Estados Unidos, com um PIB que é mais de o dobro registado pela China (segundo) e do Japão (terceiro), sendo inclusivamente maior que estas duas juntas.
Segue-se Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Brasil, Espanha e Canadá.
Eis a lista de dez maiores economias (PIB em biliões de dólares):
EUA......................14,217
China.....................5,220
Japão.....................5,118
Alemanha..................3,415
França....................2,666
Itália....................2,089
Reino Unido...............2,066
Brasil....................1,797
Espanha...................1,464
Canadá....................1,347.

Com agências.
Fonte 
http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=5831&Itemid=0&thanks=1
 

sexta-feira, agosto 13, 2010

Justiça surpreende e aplica pena leve a estupradores em SC

Me surpreendeu a matéria publicada hoje no Jornal Correio do Povo, 13.08.2010 sobre o caso de dois jovens de Santa Catarina, de classe média alta, que estupraram uma menina e como punição, tiveram penas muito leves . O estupro é o pior crime que um homem pode praticar contra uma mulher. As penas para estupradores deveriam ser imensas porque a vítima será atormentada até a morte pelas imagens do estupro. Acho que nesse caso a justiça não foi imparcial. Um dos jovens é filho de um delegado de polícia e o outro faz parte da familia RBS, a maior rede de comunicação do sul do Brasil. Abaixo reproduzo o texto na íntegra de sua publicação.


"A Justiça de Santa Catarina surpreendeu nesta quinta, ao determinar pena alternativa para os dois adolescentes acusados de estupro de uma menina de 13 anos, em Florianópolis. A decisão foi tomada em uma audiência de apresentação dos menores, ocorrida pela manhã na Vara da Infância e da Juventude, na capital catarinense, para qual não houve comunicação para a família da vítima. Conforme decisão da juíza Maria de Lurdes Simas Porto Vieira, os adolescentes terão de prestar serviços comunitários por seis meses e passarão, no mesmo período, por liberdade assistida com acompanhamento psicológico.

O fato ocorreu no mês de maio, quando a menina sofreu abuso sexual por parte de um adolescente de 16 anos, filho de um diretor de uma empresa de comunicação local, e por outro jovem, também com 16 anos, filho de um delegado de polícia. O advogado da família da vítima, Francisco Ferreira, reclamou da forma como ocorreu a decisão. “O Poder Judiciário de Santa Catarina tem uma cultura reconhecida de decidir em defesa da sociedade. Nesse caso, a sentença da juíza foi a antítese desta postura”, afirmou.

A inconformidade do advogado se deve, ter sido proferida numa audiência na qual somente os acusados e seus defensores estarem presentes. “Eu ainda buscava através de recurso o direito de ver o processo e tinha prazo até a sexta-feira”, disse. Para o advogado, a decisão veio privilegiar a RBS. “Foi tomada numa manhã, quando nunca os atos no Fórum ocorrem neste horário”, afirmou. O advogado esperava que os estupradores fossem condenados com sentença de semi-liberdade ou internação. Pela gravidade do fato, segundo ele, um ato infracional de violência de estupro é crime que merece uma pena mais dura. “A defesa desta jovem também foi violentada”, disse. 

Para advogado de defesa dos adolescentes, Marcos Silveira, a decisão da Justiça foi tomada depois de um consenso entre a juíza, os representantes do Ministério Público e a defesa. “Já esperávamos este tipo de pena, que tem sido muito aplicada em vários pontos do Brasil”, justificou o advogado. Segundo Marcos Silveira, a decisão é adequada ao processo, uma vez que não há nos autos qualquer indicação de que tenha havido violência no episódio. "

Fonte: Correio do Povo

domingo, agosto 01, 2010

Editorial da Folha de São Paulo sobre o caso Bruno.

Tenho acompanhado pela mídia a desastrosa investigação sobre o caso Bruno. Vejo o clamor popular conduzido pelas luzes da imprensa, o ego da policia e a "revolta do povo". Isso tudo sem falar na cara de "dor" de seu pai, que diga-se de passagem esta sendo condenado por estupro. Um pai que nem sabia da filha, uma mãe que a abandonou. Mas tudo bem, familia é familia. Até agora pouco consegui compreender do que o delegado Edson Moreira falou e explicou. Houve momentos da investigação que ele afirmou com tanta veêmencia que Elisa estava morta que pensei que esse homem é capaz de ver o passado - Delegado Espírita, quem sabe. Hoje, a folha de São Paulo publicou um editorial que retrata exatamente o que aconteceu. O ego da policia, mais propiamente dos delegados que conduziram o caso, como o senhor Edson Moreira (também sendo investigado por crimes), podem levar a absolvição do Bruno.

Merece reflexão o editorial de hoje do Jornal Folha de São Paulo que publico a seguir, em face do crime imputado ao goleiro Bruno.

“Entregue à Justiça nesta semana, o inquérito para apurar os responsáveis pelo desaparecimento e possível homicídio de Eliza Samudio teve condução desastrosa.
Na busca pelos holofotes da imprensa, e pressionadas pelo clamor popular que cerca o caso, as autoridades policiais cometeram sucessivos e indesculpáveis erros.
É certo que a polícia tem de realizar a atividade persecutória, mas o Estado democrático de Direito impõe limites à sua atuação.
O direito de acesso aos autos do inquérito, por exemplo, foi por muito tempo vetado ao advogado de defesa do goleiro Bruno, o principal suspeito, em flagrante descumprimento à jurisprudência do país e às orientações do Supremo Tribunal Federal sobre o tema.
Desse modo, foi correta a estratégia da defesa de evitar que o goleiro e outros suspeitos falassem durante os interrogatórios.
O caso demonstra erros comuns ao trabalho policial: em vez de investigar, opta-se por condenar sumariamente e em público aqueles que são alvo do inquérito, mesmo que tais declarações encontrem base frágil em provas concretas.
Além disso, o excesso de protagonismo das autoridades responsáveis pela investigação termina por ser prejudicial à própria sociedade, pois os erros cometidos podem gerar a nulidade de todo o processo. Embora aparentemente saciem o desejo popular de condenação dos envolvidos no crime, as autoridades acabam favorecendo a impunidade -especialmente em um caso que precisa ser decidido de forma bastante técnica, já que até agora não foi encontrado o corpo da desaparecida.
Mesmo que caiba à Justiça definir se os investigados são realmente culpados, provas materiais bem produzidas e testemunhos sólidos, com contradições dirimidas, serão essenciais para um julgamento adequado.
Teriam mais sucesso as autoridades policiais caso se concentrassem em prestar este auxílio indispensável ao Judiciário em vez de tentar substituí-lo em deploráveis espetáculos midiáticos”.

http://joseluizalmeida.com/2010/08/01/editorial-da-folha-de-sao-paulo/