segunda-feira, agosto 15, 2011

Ipanema aplicou pegadinha no próprio público


Emissora diz ter feito brincadeira para mostrar que continua “firme e forte” e que faz diferença no mercado publicitário
Depois de enganar boa parte da própria audiência nesta segunda-feira, 15, a rádio Ipanema FM divulgou nota explicando que a mudança na programação foi uma brincadeira. “Foi mal aí, Ipanêmicos. Mas cá entre nós, no fundo você sabia que não. A gente jamais daria essa bola nas costas de vocês. O anúncio das mudanças na rádio não foi mera jogada de marketing, nem pegadinha. Foi simplesmente a Ipanema sendo a rádio livre de sempre. Livre, destemida, inconsequente como ela sempre foi. E como sempre se orgulhou em ser”, diz o texto. De acordo com Carlos Totti, do marketing da emissora, a ação faz parte de uma campanha da Dez Comunicação e cujo principal objetivo seria “provar para as pessoas que a Ipanema continua firme e forte”. Outro objetivo seria “mostrar para o mercado o quanto mexeria se a Ipanema saísse do circuito”.

Às 17h, comunicadores da rádio foram ao ar para explicar a suposta brincadeira aos ouvintes. Até esse horário, a emissora havia abandonado a programação musical que a consagrou e tocava gêneros populares como sertanejo, pagode e axé. De acordo com Totti, os apresentadores Cláudio Cunha e Kátia Suman e a coordenadora de produção, Paola Kremer, estavam informados sobre a ação.

Assim, mesmo correndo o risco de colocar sua credibilidade em jogo, os apresentadores da emissora reforçaram as farsas em manifestações nas últimas 72 horas. Na sexta-feira, 12, Cunha criticou ao vivo a mudança na programação que ocorreria – e, de fato, ocorreu – nesta segunda-feira, inclusive com direito a comentários do diretor de Jornalismo de Rádio e TV da Band RS, Renato Martins, no Facebook. Na mesma rede social, Kátia publicou mensagens confirmando as alterações e deixando dúvidas se entraria no ar. Paola, por sua vez, disse ao site Sul21 que a ordem para a nova programação teria partido da direção do Grupo Bandeirantes, em São Paulo. A pegadinha gerou até mesmo versões de uma suposta represália do Grupo ao apoio dado pela rádio ao músico Tonho Crocco, quase processado por música que critica aumento de salário de deputados estaduais gaúchos. 

De acordo com a Dez Comunicação, a ideia da brincadeira partiu do coordenador da rádio e DJ, Pancho. A diretora de criação da agência Taíse Kodama disse que a ação se baseou em três pontos: “retomar a origem da emissora, o poder do rádio como veículo de comunicação e reforçar a intimidade da Ipanema com o público”. A ação foi batizada de #sabequenão. Na avaliação da Dez, foi uma iniciativa muito corajosa. “As pessoas se posicionando a favor da origem da rádio foi um saldo muito positivo. Melhor do que um anúncio”, disse Taíse.

Às 20h dessa segunda-feira, no Z Café, Pancho fará anúncio oficial de mudanças supostamente reais na programação da rádio

Nenhum comentário: