segunda-feira, outubro 31, 2011

Marcelo Freixo é Expulso do Brasil Pelas Milícias do RJ


Existem coisas que acontecem e são tão absurdas que pensamos que só podem ser mentiras. Infelizmente algumas informações mesmo absurdas, são verdadeiras. 

O Deputado estadual, Marcelo Freixo (PSOL) deixará o Brasil nesta terça-feira. Ameaçado de morte foi convidado pela  Anistia Internacional a deixar o país. O deputado, segundo alguns foi a inspiração para os filmes tropa de elite 1 e 2, sendo reconhecido por seu combate as milícias que atuam livremente no RJ. 

Todos os esforços através das policias pacificadoras nos morros cariocas não conseguiram extinguir esse mal que se fortalece com a corrupção, as drogas e extorsão. O deputado é responsável, de acordo com o jornal do Brasil, pelo indiciamento de 200 pessoas ligadas a grupos paramilitares no período em que presidiu a CPI das Milícias na Assembléia Legislativa do Estado do RJ (Alerj). 

Em apenas um mês Marcelo Freixo recebeu sete ameaças de morte, sendo a última nessa sexta-feira. Por segurança o destino do parlamentar e sua família não foi divulgado, acredita-se que seja a Europa.  

Mesmo sofrendo um exílio voluntário, Marcelo afirma pelo twitter que esse retiro é por tempo limitado e não uma atitude tomada por medo, mas sim devido a uma necessidade de que sejam feitos ajustes em seu esquema de segurança. 

Freixo, também pré-candidato a Prefeitura do RJ nas próximas eleições, tem feito duras críticas ao poder público, que classificou como "inoperante e reativo, e lembrou o caso da juíza Patrícia Acioli, executada com 21 tiros no dia 11 de agosto, em Piratininga, Niterói.

Ainda de acordo com o site do Jornal do Brasil, jornalistas desse veículo tiveram acesso a alguns dos registros do Disque Denúncia onde estão comprovadas as ameaças ao Parlamentar. De acordo com o jornal JB, a mais recente, ameaça indicava que o seu assassinato estaria sendo articulado junto ao traficante Fernandinho Guarabú, do Morro do Dendê, na Ilha do Governador, Zona Norte. 

Sem dúvida, poucos são os que apesar de todas as ameaças, tem o peito de lutar contra a corrupção e as milícias que tentam assumir a função do estado de direito dos cidadãos. Esperamos que o deputado Marcelo Freixo retorne ao país assim que for possível com sua força redobrada.

Jornalista Fátima Pacheco

Nenhum comentário: