quarta-feira, fevereiro 29, 2012

PAD, Programa de atendimento domiciliar, existe e funciona em Porto Alegre

Dona Estanislava Kila sendo atendida pela Dr Camila Giugliaani (médica de Família).
 Essa senhora da foto acima, dona Estanislava Kila, aposentada tem 95 anos, mora no quarto andar de um edifício no bairro Petrópolis. Com a idade avançada necessita constantemente de cuidados médicos. A família não tem plano de saúde e a solução encontrada foi recorrer ao posto de saúde UBS Santa Cecília aqui em Porto Alegre. Em caso do paciente ser impossibilitado de locomoção, profissionais como médicos, enfermeiros, nutricionistas realizam a consulta e todos os procedimentos na própria residência do paciente. 
   Foi através de uma dessas visitas que tomei conhecimento do excelente trabalho oferecido pelo SUS.  Estava presente quando a Dra Camila Giugliaani, médica de família, e a enfermeira Michele Antunes, visitaram Dona Estanislava. Pude presenciar o profissionalismo, a atenção, os exames e as orientações dadas tanto ao paciente como a própria família. Tinha ouvido falar desse programa mas jamais havia presenciado sua execução.
   A enfermeira Silvete Schneider, do posto de saúde UBS Santa Cecília, que lidera uma equipe explica que o PAD, Programa de Atendimento Domiciliar, que esta inserido em um Programa maior que é o Programa de Saúde da Família,sendo bastante procurado. A família agenda uma visita onde é realizado uma avaliação com uma equipe multidisciplinar  que avalia as necessidades do enfermo. Essa equipe pode ser composta , de médico, enfermeiro, nutricionista, também uma assistente social ( isso quando o paciente não tem um cuidador, um responsável pela pessoa debilitada). É um programa destinado a todos os impossibilitados de irem até um posto de saúde. Além das visitas, podem haver também a coleta para exames laboratoriais como sangue, urina, etc....
   De acordo com o Ministério da Saúde, a Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. De acordo com as diretrizes e procedimentos do MS estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. 

  No entanto, devemos ficar alertas porque todo programa governamental não pode ser um projeto fechado Em Porto Alegre existem muitos postos de saúde que atendem a diferentes regiões, talvez até mesmo por situações adversas nem todos tenham uma equipe como o da Unidade Santa Cecília. Para que o atendimento seja de qualidade também necessitamos lembrar dos profissionais que desempenham estas funções, melhores salários, qualificação e também a contratação de novos servidores, devem sem dúvida alguma fazer parte dos objetivos do governo. 
   O PAD funciona, é viável e atende uma população que de outro modo seria muito difícil ter acesso aos serviços básicos de saúde. A manutenção do PAD contribui enormemente, principalmente porque trabalha desonerando a super lotação nos hospitais.

   Para saber mais detalhes sobre o Programa, procure o Posto e Saúde que atende a sua região, Porto Alegre, RS ou acesse o site do Ministério da Saúde para informações mais ampliadas sobre o PAD - Programa de Atendimento Domiciliar.

Nenhum comentário: