sábado, junho 16, 2012

Polícia para quem precisa de polícia - Estudante não é bandido.

    
    Ontem, assistindo os noticiários, me deparei com uma matéria que me revoltou - um grupo de alunos da Universidade Federal de São Paulo, que em repúdio pelas péssimas condições da instituição, enquanto protestavam foram alvos da polícia militar. Foram agredidos pelas balas de borracha e bombas de efeito moral da corporação. 
    Ao todo, 26 estudantes foram presos com as seguintes alegações - formação de quadrilha, dano qualificado e pichação. Uma funcionária da universidade havia chamado os policiais alegando que estava, ela e outros, em cárcere privado. Após o ocorrido, por meios de uma nota, a Reitoria da Unisfesp acusou os alunos de cometerem excesso, com depredações e gritos de ocupação. Vidros, móveis e computadores foram danificados, segundo o comunicado.
    Desde o dia 17 de maio, várias universidades federais estão em greve ou em estado de greve. Ninguém faz greve se a vida esta boa mas sim porque é a última cartada para melhorar uma situação que chega ao ponto de insustentável. A estrutura física de boa parte do prédio das federais esta péssimo, há um sucateamento total incluindo pesquisa. Em alguns casos, os RUs são moradias calma e tranquilas para baratas e outros visitantes noturnos. Boa parte das moradias estudantis estão no abandono. Busca-se sem dúvida alguma garantir que o ensino, a pesquisa e a extensão ocorram com o mínimo de qualidade. A UNISFESP não apresenta um quadro diferenciado, muito ao contrário, esta totalmente decadente. A direção, muito bem falante nos meios de comunicação se mostra incapaz de gerar alguma solução. Acusar estudantes de vândalos, chamar policia, agredir, expulsar, criar comissão de inquérito além de não solucionar absolutamente nada, é apenas uma tentativa desesperada de calar a boca de quem luta pela seus legítimos direitos. Qualificar o ensino, a pesquisa, a extensão, melhorar o patrimônio físico da Instituição, manter os RUs dentro de normas de higiene e conservação. Isso são coisas que a reitoria deve fazer. Buscar soluções. Sr Reitor, converse com o Ministro da Educação, não sejam cegos. Para um Brasil ser grande, como todos nós queremos, os estudantes são fundamentais. Que bom que temos estudantes que não tem medo de meter a cara, gritar, berrar e fazer o que seja necessário para serem ouvidos. Polícia para quem precisa de polícia - Estudante não é bandido.
    

Nenhum comentário: