segunda-feira, dezembro 13, 2010

Wikileaks e os segredos americanos.

Jornalismo, carreira contraditória de quem se propõe a divulgar fatos, muitas vezes esses "fatos" são coloridos pela impressão e interesses do editor, do dono do jornal e da política a qual esta inserida à informação. A liberdade de imprensa é muito restrita. Discutir hoje o que é liberdade de imprensa, tem se tornado mola mestra dos grandes conglomerados de comunicação. Por isso minha admiração a WIKILEAKS. Este ano eu, como jornalista vejo o episódio da divulgação dos "Cables" ao mundo, uma grande e unica Pauta memorável. Lançar a informação e deixar que o leitor forme suas próprias opiniões, é louvável. Em geral, o povo tem um pouco de preguiça em tirar suas próprias conclusões e por isso alguns insistem em dizer que os jornalistas são formadores de opiniões. Isso deixa de ser verdade quando as pessoas tem acesso a fonte direta. E esta ferramenta a Wikileaks esta fornecendo. Eu confesso que estou fascinada por ver tanto material tirando a máscara da verdadeira política americana que é de manipulação, intrigas, fofoca, distorção dos fatos. Mesmo agora o governo dos Estados Unidos, culpam a Wikileaks pelo vazamento mas em momento algum eles questionam o material vazado. Sabemos, por instintos que a rede de informações americana sempre foi forte. Eu pessoalmente não sabia do trabalho dos embaixadores americanos. Imaginava que tudo se passasse através da CIA ou outra agência dos EUA. Caiu a máscara. A cara alegre, de fartura e prosperidade americana deu lugar a um rosto velho, triste e fofoqueiro. Quem é a Sra Hillary Clinton pra chamar a Presidente Argentina Cristina, de louca? Louca é ela, com as traições do marido e uma campanha perdida? A divulgação de tantos documentos é sinal do fins dos tempos. Desde a descoberta do mensalão, aqui no Brasil, fiquei otimista. Acredito que somente podemos ter uma visão nova se a antiga for visualizada claramente como realmente é, algo que já não nos serve mais. Fiquei tão otimista que senti vontade de me tornar um Hacker, de fazer página espelho da wikileaks. Só não fiz isso porque nessa guerra virtual entre a liberdade de informações e o gigante das manipulações(EUA), acredito que a liberdade esta vencendo. Mesmo com todo poder que os americanos possuem, não conseguiram tirar a página da wikileaks da web. Muito pelo contrário, foram construídos inúmeros espelhos dessa página. Milhares de pessoas circulando estas informações. Um verdadeiro exército. Quanto a prisão de Julian Assange, fundador do site, que diga-se de passagem, foi uma verdadeira armação, foram coletadas mais de 602.075 de assinaturas e o objetivo é chegar a um milhão, pró Wikileaks e exigindo respeito pela liberdade de imprensa. Novos ventos chegam em todas as partes trazendo novas idéias, novas posturas, novos conceitos. Para quem deseja olhar com atenção, eu recomendo que busquem diretamente no site,é muito mas seguro.

Nenhum comentário: